Segundo dados do governo interino libanês, os primeiros nove meses do ano registraram um aumento de turistas, graças ao sucesso de uma campanha de verão que recebeu 1.720.000 cidadãos entre julho, agosto e setembro do ano passado.
Nesse sentido, a atividade hoteleira melhorou a taxa de ocupação de 45% entre janeiro e setembro de 2021 para 55% no mesmo período deste ano.
Ao mesmo tempo, o Aeroporto Internacional Rafic Hariri de Beirute aumentou o fluxo de passageiros em 53% durante os primeiros dez meses de 2022.
Neste aumento, os responsáveis destacaram o impacto da temporada de verão, já que em julho chegaram a Beirute 90 aviões a um ritmo de 180 passageiros por voo para fechar em setembro com uma média de 110 voos e um aumento de 19.000 cidadãos por dia através do aeroporto internacional.
Segundo os gestores, os principais destinos dos passageiros na temporada foram Iraque, Jordânia e Egito; enquanto isso, o turismo europeu cresceu atraído pelo ecoturismo, que inclui ciclismo, caminhada e parapente.
No âmbito das festividades de Natal e Fim de Ano, o Ministério do Turismo prevê receber meio milhão de visitantes durante a época de Inverno até ao próximo mês de Março.
No âmbito da campanha “Eid Al-Shtawiyya” (Que se repita no inverno), as autoridades da chamada indústria do lazer esperam a entrada de bilhões de dólares, como confirma o elevado número de passagens aéreas e o número de voos programados .
Na estratégia de revitalização do setor, o Ministério informou que para a próxima primavera está em preparação, junto com os vizinhos do Mar Mediterrâneo, a instalação da maior mesa de degustação do mundo de 1.200 metros com 60 fornecedores nacionais e internacionais.
mem/yma/hb