Nesta ocasião, o dia 25 de dezembro caiu em um domingo e por isso o descanso obrigatório nacional foi transferido para esta segunda-feira.
No fim de semana, milhares de pessoas percorreram os terminais de ônibus com o objetivo de encontrar seus entes queridos para passar a noite juntos e comemorar o Natal.
Jantares, bailes e outras diversões tradicionais desta época do ano ajudam a reativar o comércio, o turismo, a gastronomia e a cultura desta nação sul-americana.
A Comissão de Operações de Emergência anunciou que não existem medidas restritivas ou de mobilidade no país, com as quais foram permitidas deslocações em todo o território nacional.
No entanto, o jornal El Universo noticiou que as praias da costa leste tiveram uma afluência modesta de banhistas, abaixo das expectativas, embora os hoteleiros reconheçam que a maioria dos natais prefere estar em casa com a família.
Por outro lado, o Ministério do Meio Ambiente, Água e Transição Ecológica explicou que áreas protegidas, como o Parque Nacional Cotopaxi -onde o vulcão permanece ativo com emissão de gases e cinzas-, estão abertas à visita de turistas nacionais e estrangeiros . durante os dias festivos.
jf/avr/ls