“O nosso principal objetivo é tirar o dólar do ciclo econômico do país”, afirmou o vice-presidente do Parlamento iraniano, Abdolreza Mesri, durante um encontro com o grupo parlamentar de amizade da Duma russa, de visita a esta capital.
Mesri, na troca de critérios com Vladimir Vasilyev, coordenador do grupo de solidariedade da Duma, Câmara Baixa do Parlamento russo, destacou que, apesar dos embargos e ameaças, a República Islâmica avançou.
Vasilyev qualificou como positivo o nível das relações entre a Rússia e o Irão, e considerou fundamental o aprofundamento das relações bilaterais em diferentes domínios, nomeadamente nas esferas política, econômica e cultural.
“Existem capacidades adequadas e boas em vários domínios para melhorar o nível de cooperação entre as partes, que podem ser utilizadas no caminho do crescimento e desenvolvimento dos dois países”, sublinhou.
Ele elogiou o progresso da República Islâmica em neutralizar as sanções e superar seus problemas, enfatizando a necessidade de Moscou se beneficiar das experiências de Teerã nesse campo.
Em 2021, o comércio bilateral ultrapassou os quatro mil milhões de dólares e só no primeiro trimestre deste ano, o volume de negócios entre os dois países aumentou 31%, segundo dados oficiais.
No entanto, em julho passado, ambos os Estados anunciaram a decisão de abandonar o uso do dólar em suas transações correntes.
A determinação marca o ponto de partida nas ações concretas para evitar as sanções, impostas a ambos os Estados unilateralmente por entidades e governos ocidentais. lam/ynr/ls