Raramente deslocados de eventos nacionais como aconteceu momentaneamente devido à prisão da prefeita do município de Soyapango, Nercy Montano, acusada de supostos atos de corrupção, o confronto com as maras ou quadrilhas ocupa os principais espaços e aglomerações do país neste final de ano.
Relatórios oficiais informaram na véspera que o perímetro implantado pelas Forças Armadas e pela Polícia Nacional Civil (PNC) permitiu a captura de 139 criminosos em La Granjita e Tutunichapa, segundo um balanço.
Numa conferência de imprensa em que participaram o ministro da Defesa, René Francis Merino, com o chefe da Segurança, Gustavo Villatoro e das Obras Públicas, Romeo Rodríguez, foram conhecidos parte dos resultados da ofensiva governamental.
O local dos supostos membros de gangues e narcotraficantes foi estabelecido em 24 de dezembro e, segundo Merino, 114 criminosos foram presos em Tutunichapa e outros 25 em La Granjita.
As operações permitiram que as autoridades apreendessem armas, dinheiro, balanças e drogas usadas no narcotráfico que floresceu na área por anos.
O ministro Villatoro enumerou como foram destruídas várias instalações e “barracos” usados pelas gangues para a venda de drogas, enquanto o chefe de Obras Públicas, Romeo Rodríguez, explicou que como parte da operação serão instaladas 100 luzes nas passagens e ruas escuras da comunidade.
Por outro lado, Merino também relatou a prisão de 750 suspeitos de serem membros de gangues ou colaboradores no cerco à “cidade industrial” de Soyapango.
Como parte da ofensiva do governo, as autoridades relataram nesta quinta-feira o desmantelamento de um acampamento de bandidos no departamento de Sonsonate, onde apreenderam armas de fogo e telefones celulares.
No cantão de El Cerro, município de Armênia, foram apreendidos duas submetralhadoras, um fuzil, uma pistola e vários telefones celulares, que foram utilizados em ações criminosas neste departamento e no oeste do país.
Vale ressaltar que nos últimos dias foram apreendidas diversas armas de guerra, inclusive fuzis com mira telescópica usados por franco-atiradores.
nmr/lb/ls