Através de um comunicado, a embaixada confirmou que o chefe das Forças Armadas chegará nas próximas horas à nação levantina para inspecionar o batalhão francês que opera no contingente internacional na zona sul.
Lecornu conversará na sede da Unifil em Naqoura com o Chefe da Missão Aroldo Lázaro, e depois irá até a sede francesa em Deir Kiva e inspecionará a linha terrestre (chamada de Linha Azul) traçada pelas Nações Unidas para dividir Líbano e Israel.
No contexto de sua estada, o ministro manterá conversas com seu homólogo libanês, Maurice Salim; bem como com o Comandante do Exército, Joseph Aoun, e o Presidente do Parlamento, Nabih Berri.
Ele também visitará o local da explosão do porto de Beirute em agosto de 2020 para verificar as ações realizadas pelo exército libanês, em estreita colaboração com soldados franceses.
Desde 1978, as tropas francesas estão presentes no Líbano como um dos principais contribuintes da Unifil com cerca de 700 soldados atualmente destacados na estrutura da Operação Daman, disse o comunicado.
Sob a Resolução 1701 de 11 de agosto de 2006, o comando para a paz das Nações Unidas supervisiona a cessação das hostilidades e auxilia o governo libanês na segurança de suas fronteiras e outros pontos para impedir a entrada sem seu consentimento de armas ou material relacionado.
lam/yma/glmv