Em nome das autoridades e cidadãos etíopes, a mensagem destaca o impacto do talento brasileiro no futebol mundial e, de forma especial, estende suas condolências à família do tricampeão mundial.
Reconhecido como o Rei do Futebol, Pelé (23 de outubro de 1940 – 29 de dezembro de 2022) morreu após falência múltipla de órgãos causada pela progressão do câncer de cólon, informou o laudo do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Um mês antes, em 29 de novembro, ele deu entrada na instituição para receber medicação contra a Covid-19 e para reavaliação do tratamento quimioterápico, iniciado após o diagnóstico de câncer em setembro de 2021.
O campeão mundial em 1959, 1962 e 1970 dividiu o prêmio de melhor jogador de futebol do século 20 com Diego Armando Maradona e foi eleito ‘Atleta Século’ pelo Comitê Olímpico Internacional em 1999, mas não disputou nenhuma prova olímpica.
Além da confirmação de sua morte, inúmeros textos de atletas, jornalistas e personalidades de todos os países manifestaram sua morte pelo fato de ser considerado por muitos o melhor jogador de futebol da história.
No Brasil, três dias de luto foram declarados, louvaram-não como uma figura divina, iluminaram o Cristo Redentor e o estádio do Maracanã com a bandeira nacional, e inúmeros torcedores choraram do lado de fora do Campo do Santos, clube de quase toda a carreira.
lam/raj/dnsa/glmv