A instalação será inaugurada oficialmente as 12h00, horário local, depois de acertar os detalhes, revelou o governador do estado de Táchira, Freddy Bernal, em sua conta no Twitter.
O responsável indicou que é uma boa notícia para os dois países, depois de um trabalho “muito árduo” nos últimos três anos, que reafirma a vontade política dos presidentes Nicolás Maduro e Gustavo Petro, disse.
Bernal enfatizou que é um dia histórico para Venezuela e Colômbia, “um dia de integração e fraternidade”, afirmou.
Sublinhou que este passo servirá para aprofundar as relações e, sobretudo, a irmandade entre os dois Estados, que nunca deveria ter sido rompida, disse.
Na véspera, o presidente Nicolás Maduro afirmou que estava tudo pronto para a inauguração da ponte binacional Atanasio Girardot.
Continuamos dando passos firmes para a normalização das fronteiras com a irmã Colômbia, disse o chefe de Estado em sua conta no Twitter.
Ressaltou que avançamos pelo bem-estar e prosperidade de nossos povos.
A conhecida ponte Las Tienditas liga os municípios de Villa del Rosario, Norte de Santander, Colômbia, com Pedro María Ureña, no estado de Táchira, Venezuela, e foi fechada em 2019 após o rompimento das relações diplomáticas entre os dois Estados.
O Ministro dos Transportes da Colômbia, Guillermo Reyes, destacou também que, após vários meses de trabalho, decidiram, juntamente com o Governo da Venezuela, colocar em operação a referida ponte internacional que passou a se chamar Atanasio Girardot, em homenagem a um dos grandes heróis da independência.
Com a abertura desta estrada, reabrimos totalmente a fronteira entre os nossos países, disse.
Isso, afirmou, para garantir a mobilidade de cargas e passageiros e potencializar o comércio e o turismo em Bogotá e Caracas, não só por via terrestre, mas também por via aérea e fluvial, destacou.
mem/jcd/cm