O país entra na sexta onda de doentes depois de vários meses relativamente sem o vírus que se manteve em níveis muito baixos, mesmo com dias sem internação, mas está voltando junto com o forte inverno que pinta de branco muitas áreas do país, particularmente no norte e sudeste.
A Coordenação de Pesquisas Científicas da Universidade Nacional Autônoma do México publicou em seu quadro interativo sobre o andamento da pandemia de Covid-19, o número de novas infecções bastante coincidente com os números da secretaria de 9.193 casos por dia e 97 mortos.
Assim, de acordo com o balanço da manhã desta segunda-feira, o total de positivos confirmados no México desde fevereiro de 2020 é de 3.988.916 pessoas e 299.525 mortes confirmadas, e há pelo menos seis estados que já restabeleceram o uso obrigatório de máscaras.
Por sua contribuição, a Secretaria de Saúde do estado de Guerrero informou que nas últimas 24 horas foram registrados 69 novos casos naquela região e a morte de uma pessoa por esta doença.
As estatísticas indicam que até hoje existem 387 casos ativos para um acumulado de 117.397 e 6.862 mortes.
Ele alertou que o estado registra casos ativos em 22 municípios, sendo os principais Acapulco, Chilpancingo, Taxco, Iguala, Zihuatanejo, Ometepec, Zumpango, Ayutla, Cocula e Tecoanapa.
O país está usando o Abdala biológico cubano como reforço em seu programa de vacinação.
mem/lma/hb