O ministro das Relações Exteriores do arquipélago, Bruno Rodríguez, enviou uma mensagem no Twitter em que saudou esta ação e valorizou sua importância em um contexto que exige integração na região.
Congratulamo-nos com a decisão do Brasil de voltar a integrar plenamente o Celac. A América Latina e o Caribe podem e devem continuar a consolidar sua unidade na diversidade, como condição essencial para nossa indispensável integração, escreveu o chefe da diplomacia cubana no Twitter.
Na quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou a incorporação total e imediata do gigante sul-americano em todos os órgãos políticos e técnicos do mecanismo.
De acordo com uma mensagem publicada no Twitter, o evento foi motivado por um convite do presidente da Argentina, Alberto Fernández, que detém a presidência interina do fórum, para que o presidente Lula participasse da VII Cúpula da organização, que acontecerá em Buenos Aires no dia 24 de janeiro.
A mensagem acrescentou que o retorno do Brasil ao Celac é um passo indispensável para a restauração do patrimônio diplomático do país e sua plena reintegração na comunidade internacional.
mem/jfs/bm