Os meios oficiais indicaram que o encontro terá como foco analisar os próximos 100 primeiros dias do governo Lula.
Os 37 ministros empossados participarão da reunião, marcada para as 09h30 locais, após a posse de todos os titulares concluída na véspera.
As mesmas fontes indicaram que a medida provisória que reestrutura as 31 pastas e seis órgãos, com status de ministério, já chegou ao Congresso Nacional.
Este é o primeiro do gênero enviado ao Parlamento pelo governo Lula.
Tal dispositivo bloqueia a pauta da Câmara dos Deputados ou do Senado a partir de 19 de março e precisa ser aprovado até 2 de abril para não perder a validade.
Os parlamentares podem apresentar emendas, que são tentativas de alteração do texto, nos dias 2 e 3 de fevereiro.
Entre as pastas inéditas está a do Ministério dos Povos Indígenas e Igualdade Racial.
Outra novidade é o retorno do Ministério da Pesca e também da Cultura e Esportes.
Por outro lado, Lula se reunirá com os 27 governadores do Estado e do Distrito Federal no dia 27 de janeiro, no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo em Brasília.
Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o encontro já fazia parte dos planos e foi prometido pelo governante durante a campanha.
Para Costa, a conversa com essas autoridades marcará a retomada do diálogo institucional entre União, estados e municípios.
“O padrão é a volta das relações federativas da União com os estados e municípios, que ficaram paralisadas todos esses anos. Vamos institucionalizar essa volta, estabelecer um fluxo”, disse Costa.
Ele anunciou que Lula pediu aos estados que trouxessem seus projetos prioritários para discussão com o governo federal.
O ministro informou ainda que o presidente fará a primeira viagem a um estado brasileiro no final deste mês. O destino ainda está em discussão.
Uma primeira partida internacional está confirmada para a Argentina, nos dias 23 e 24 de janeiro, para uma série de compromissos, incluindo a participação em uma cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, sob a presidência temporária do país vizinho.
jha/ocs/ls