O Trovuntivitis é formado por um grupo de criadores, que se juntam, de violão na mão em tão esperadas apresentações, para compartilhar melodias e harmonias com o público.
Com sua sede principal no Centro Cultural El Mejunje, os telespectadores apreciam semanalmente as contribuições originais à nova canção cubana deste emblemático grupo de cantores e compositores.
Por seu lado, Indira Fajardo, presidente do Instituto Cubano de Música (ICM), concedeu a estes menestréis de Villa Clara a Moeda Comemorativa dos 50 anos do Movimento Nova Trova de Cuba.
Nesta atividade, no âmbito de mais uma jornada do Festival Longina Canta a Corona, que reúne criadores musicais de todo o país, foi ainda entregue a moeda comemorativa dos 50 anos aos trovadores Jorge Gómez, Jorge Octavio Pino e Rogelio Rosales, bem como ao produtor audiovisual Juan Carlos Aparicio.
A música trovadoresca enfeitou a casa da União de Escritores e Artistas de Cuba (Uneac) em Santa Clara com o talento musical de Augusto Blanca, Juan Campos e Yaima Orozco.
A atividade contou ainda com os três craques Maykel Elizarde, Trío Palabras, Yudi Herrera, Ariel Barreiros, Nelson Valdés, Marcos David González (El Quíquiri de Cisneros) e o premiado Trovuntivitis.
mem/jfd/cm