23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Reforçar a segurança no Brasil diante de novas ameaças de golpe

Reforçar a segurança no Brasil diante de novas ameaças de golpe

Brasília, 11 jan (Prensa Latina) O governo brasileiro decidiu reforçar a segurança em todo o território nacional depois que extremistas de direita convocarem novas manifestações para hoje nas capitais.

Em declarações à televisão CNN Brasil, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, precisou que esse reforço foi determinado pelo gabinete de crise estruturado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fiscalizar e antecipar novos atos criminosos contra a democracia.

“Tem medidas para reforçar a segurança em todo o país uma vez que circulem cartas de novas manifestações. Por isso, por precaução, segurança na Esplanada dos Ministérios (os principais prédios públicos estão localizados), nas cidades e no campo como um todo”, explicou.Costa.

Ele também informou que o Exército deve proteger os quartéis-generais dos três poderes, mas sem necessariamente um decreto de Garantia da Lei e da Ordem, o chamado GLO, em que as Forças Armadas assumem o poder.

“Não precisa de GLO para proteger o palácio. A segurança do Distrito Federal (DF) está sob intervenção e haverá todo reforço do Exército para proteção, além das demais forças de segurança”, afirmou.

Nas redes sociais, grupos de apoiadores radicais do presidente derrotado Jair Bolsonaro anunciaram convocações para manifestações às 18h (horário local) desta quarta-feira em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Tais mobilizações serão pela “recuperação do poder”, segundo os organizadores.

Os bolsonaristas (apoiadores do ex-governante) pedem intervenção militar no país e rejeitam pela terceira vez a posse de Lula.

Pelo menos 1.500 desses extremistas foram detidos pelas invasões e atos de vandalismo ocorridos no domingo no Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal e no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo.

Diante dos fatos, Lula decretou intervenção federal na Segurança Pública do DF.

Aprovada no Parlamento pelas duas câmaras (Deputados e Senado), a matéria segue agora para promulgação.

Na prática, com as validações, o Congresso ratifica a medida até 31 de janeiro, conforme proposta do presidente. A previsão está prevista no artigo 34 da Constituição Federal para “pôr fim a grave comprometimento da ordem pública” e “garantir o livre exercício de quaisquer dos poderes nas unidades da federação”.

Durante reunião com governadores ou representantes dos 27 estados brasileiros, a respeito dos atos golpistas, Lula afirmou que “não vamos permitir que a democracia saia do controle”.

mem/ocs/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES