A Cofepris, uma das entidades científicas de maior prestígio no México, deu voz a diferentes especialistas nacionais e estrangeiros para que apresentassem suas pesquisas sobre este perigoso dispositivo e as análises relacionadas aos riscos à saúde causados por substâncias tóxicas inaladas no processo de combustão de todos aqueles dispositivos.
Em sua revista científica, a comissão informa a população sobre o desenvolvimento de doenças pulmonares devido ao uso desse tipo de aparelho e as ações do governo mexicano para lidar com os riscos à saúde.
Além disso, aborda questões como a farsa publicitária com a qual se espalha que os vapers são uma alternativa ao fumo; Da mesma forma, é retomado o estudo científico realizado pelo Laboratório Nacional de Referência Cofepris, onde pela primeira vez o conteúdo de substâncias utilizadas em esses dispositivos.
Na sua oitava edição, a revista destaca a participação da diretora-geral da Comissão Nacional contra as Vícios, Evalinda Barrón, que analisa como as mulheres têm sido o público-alvo da publicidade do tabaco como um falso símbolo de emancipação.
A Cofepris mantém ações no campo da vigilância sanitária no país para suspender estabelecimentos e máquinas de venda automática que não cumpram a norma; também para realizar o seguro de substâncias e dispositivos irregulares.
Isso, para avançar no cumprimento da estratégia de prevenir riscos e fortalecer as ações de controle sanitário desses produtos, por meio do trabalho interinstitucional entre a Presidência da República, os Ministérios do Interior e da Educação Pública e a Comissão Nacional contra as Vícios.
mem/lma/bm