Membros do comitê organizador informaram a Prensa Latina que o plano consiste em dois eixos e o primeiro deles pretende explicar o significado da Unidade Popular, um projeto revolucionário para transformar o Chile e transitar democraticamente para o socialismo.
O outro objetivo é destacar a figura do líder desse processo, Salvador Allende, sua vida, obra e pensamento e, sobretudo, seu legado.
O médico cirurgião e político socialista assumiu a presidência do país de 3 de novembro de 1970 até sua morte em 11 de setembro de 1973, durante o golpe liderado por Augusto Pinochet.
“Vamos analisar a figura de Allende sob diferentes perspectivas: o líder Allende, anti-imperialista, grande amigo da Revolução Cubana e seu líder Fidel Castro, partidário do movimento de libertação da América Latina e maçom”, declarou Rodrigo Toledo, responsável pelas relações públicas da associação.
A partir de março, haverá oficinas, ciclos de debates, lançamentos de livros, murais e apresentação de documentários sobre o tema.
Os organizadores vão ainda convocar dois seminários, um com jovens estudiosos da temática e outro internacional com convidados estrangeiros que viveram a época e analisaram a Unidade Popular no campo da economia, geopolítica, luta pelos recursos naturais, entre outros aspectos.
Criada há 33 anos, a Associação Cultural, conhecida como “La Martí”, faz parte do Movimento de Solidariedade a Cuba no Chile e realiza um trabalho ininterrupto de apoio ao país caribenho.
nmr/car/cm