Com uma infraestrutura composta por várias instalações e teatros, incluindo centros de educação artística, os organizadores do Conselho Nacional de Artes Cênicas acolherão artistas e diretores de cerca de vinte espetáculos que, por sua vez, alcançarão galerias e praças em uma cidade onde o mais valioso da cultura cubana transcende.
A exposição “Del azafrán al lirio” se destaca pelas primeiras datas de um evento dedicado à atriz Verónica Lynn, Prêmio Nacional de Teatro 2003. Exposição sobre desenho de palco pelo designer Jesús Ruiz.
Enquanto isso, o Salão do Teatro da Academia das Artes, Vicentina de la Torre, acolherá o diálogo com Verónica Lynn, sobre “Experiências Stanislavskianas”.
Para a data de abertura no próprio dia 20, a Plaza del Gallo, localizada no coração da cidade, Centro Histórico, declarada Patrimônio da Humanidade, também deverá receber uma apresentação da Compañía Teatral Danzaria “La Andariega”.
Enquanto isso, no Teatro Principal desta cidade, a apresentação da peça “Sinfonía Con-De-Nada”, será acompanhada pela Orquesta Sinfónica de Camagüey, em um espetáculo que será dirigido pelo diretor do Centro Promotor del Humor, Kike Quiñones.
Os primeiros dias do festival também incluirão apresentações de prestigiadas companhias de dança como o Ballet Contemporâneo de Camagüey e o Ballet Folclórico de Camagüey, este último fundado há mais de três décadas.
Os organizadores também programaram para abril o segmento Zona de Progreso, dedicado a oficinas e shows de marionetes para crianças.
A Jornada Teatral será dedicada ao 60º aniversário da introdução do teatro de bonecos para crianças em Cuba, além da homenagem à já mencionada atriz Verónica Lynn, estrela de uma clássica peça de teatro cubana, Santa Camila de La Habana Vieja (Santa Camila de La Habana Vieja).
mem/fam/bm