Ao promulgar a norma, o Presidente da República, Laurentino Cortizo, sublinhou que esta vigorará por 25 anos e favorece os produtores locais e as famílias rurais.
Durante a abertura da LXII Feira Agrícola e Turística de San Sebastián de Ocú, na província ocidental de Herrera, o presidente destacou que o regulamento é o primeiro do gênero no país e na região e já foi amplamente debatido e aprovado pelo Assembleia Nacional (parlamento). A lei foi muito solicitada durante anos por produtores de várias guildas, afetados pelas políticas de importação de sucessivos governos.
O presidente destacou que entre os erros que a legislação atual corrige, destaca-se o privilégio concedido às importações.
O regulamento tem quatro eixos que procuram criar as condições para a transformação tecnológica da agricultura e a afirmação do seu papel como motor do desenvolvimento económico e social do país centro-americano.
Também estabelece diretrizes baseadas na produtividade, competitividade, soberania alimentar e segurança jurídica com enfoque inclusivo, territorial e sustentável, visando à geração de empregos e fomento da economia rural.
Nos últimos sete dias, o Tribunal Eleitoral (TE) divulgou os números oficiais dos eleitores que exercerão seu direito nas eleições gerais de 5 de maio de 2024.
Antes, o órgão eleitoral máximo do istmo havia divulgado relatórios parciais que avalizavam o registro de três milhões 41 mil 86 pessoas com direito a voto, dados oferecidos após o prazo para a mudança de residência, que expirou em 5 de dezembro.
O magistrado do TE, Eduardo Valdés, também indicou que em cinco anos no istmo, os eleitores fizeram cerca de 660.850 mudanças de residência e as províncias que se destacam são Panamá, Panamá Oeste, Chiriquí, Veraguas e a Comarca de Ngíñbe-Buglé.
Relativamente ao processo de recolha de assinaturas de apoio aos pré-candidatos à candidatura gratuita, indicou que já existem mais de um milhão de assinaturas de apoio a esses candidatos, processo que decorrerá até 31 de Julho deste ano.
A 20ª edição do Panama Jazz Festival também foi realizada durante a semana com mais de 100 eventos e a participação maioritária de mulheres e jovens músicos, que trocaram concertos, conferências e master classes com expoentes proeminentes do gênero, como explica seu fundador e promotor principal, o pianista Danilo Pérez.
nmr/ga/ml