Lula chegará da Argentina, onde fará uma visita oficial e participará da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.
O presidente brasileiro vai atender aqui o convite feito pelo presidente Luis Lacalle Pou no dia 1º de janeiro, em Brasília, durante as cerimônias de transferência presidencial.
As chancelarias dos dois países estão trabalhando na agenda da visita oficial de Lula, mas Lacalle Pou anunciou que vai insistir no propósito de abrir o Uruguai para o mundo além das restrições impostas pelas regras do Mercado Comum do Sul.
Temas como comércio, exportação de energia e enfrentamento ao narcotráfico e outros temas de segurança estarão nas conversas que os dois estadistas manterão na residência presidencial oficial de Suárez e Reyes, nesta capital.
A visita oficial termina ali com um encontro entre as delegações dos dois países e um almoço, informou o jornal Subrayado.
Mais tarde, Lula visitará o amigo, o ex-presidente José Mujica, em sua fazenda em Rincón del Cerro, periferia de Montevidéu.
Mujica prepara uma proposta de integração latino-americana que quer apresentar aos líderes da região, inclusive ao brasileiro.
Na casa do ex-presidente e sua esposa, a ex-senadora Lucía Topolansky, também serão convidados o presidente da oposição Frente Ampla, Fernando Pereira, e o presidente do sindicato PIT-CNT, Marcelo Abdala.
ro/ool/ml