De acordo com o Ministério das Relações Exteriores desta nação, o presidente chegará esta noite à Estação Militar do Aeroporto Jorge Newbery, nesta capital, e será recebido pelo Ministro das Relações Exteriores Santiago Cafiero.
Pela programação, às 10h30 locais, Lula participará amanhã da tradicional cerimônia de entrega de coroas de flores diante do Monumento ao Libertador General José de San Martín, na praça que leva seu nome.
Posteriormente, reunir-se-á com o seu homólogo argentino, Alberto Fernández, na Casa Rosada, onde assinarão, juntamente com ministros de diferentes pastas, acordos de cooperação em soberania energética, integração financeira, defesa, saúde, ciência, tecnologia, inovação e Cooperação Antártica.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, ambos concederão entrevista coletiva para comunicar as diretrizes básicas dos acordos assinados e um comunicado conjunto.
Após o almoço na sala Eva Perón, por volta das 15h, assistirão à inauguração de um fórum empresarial no Museu do Bicentenário.
Além disso, participarão de um encontro com integrantes de organizações de defesa dos direitos humanos.
Às 19h15, eles seguirão para o Centro Cultural Kirchner, onde acontecerá um show da Irmandade Argentina-Brasileira e será inaugurada a exposição fotográfica Povos Originários-Guerreiros do Tempo, de Ricardo Stuckert.
Na terça-feira, eles participarão da VII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.
A porta-voz da Presidência argentina, Gabriela Cerruti, garantiu que esta é uma visita histórica, que gera muito otimismo e expectativa, pois haverá uma mudança importante nas relações bilaterais.
mem/gas/hb