23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Assassinato de ativista de direitos humanos em Eswatini é condenado

Assassinato de ativista de direitos humanos em Eswatini é condenado

Mbabane, 23 Jan (Prensa Latina) A Organização das Nações Unidas condenou hoje o assassinato no Reino de Eswatini do ativista de direitos humanos Thulani Maseki, morto em sua casa no último sábado por elementos desconhecidos.

Por meio de nota, o comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, exigiu que as autoridades deste Estado realizem sem demora uma investigação imparcial para esclarecer o violento evento.

Referiu ainda no documento que o crime perpetrado priva este território da África Austral de um “verdadeiro defensor da paz, da democracia e dos direitos humanos”.

Por seu lado, o porta-voz do governo de Eswatini (ex-Suazilândia), Alheous Nxumalu, disse que o falecido Maseko deixou uma marca indelével como defensor dos direitos civis neste território da África Austral.

Segundo noticiou o portal digital Africa News na segunda-feira, fontes partidárias indicaram que o ativista foi assassinado pouco depois de o monarca governante deste território ter proferido um discurso no qual desafiou os opositores do seu Executivo absolutista.

O falecido Maseki, 52, foi um dos fundadores do Swasiland MultiStakeholder, uma coalizão de partidos de oposição, várias associações e igrejas, exigindo transformações democráticas neste pequeno estado sem litoral.

mem/obf/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES