Chegado a Buenos Aires na segunda-feira passada, o presidente realizou um extenso programa de atividades e reuniões, nas quais recebeu uma grande demonstração de apoio à ilha e ratificou os laços indissolúveis de irmandade que unem Cuba e Argentina.
Em sua segunda visita a esta terra austral, Díaz-Canel abriu sua programação com um encontro na véspera com cerca de 60 empresários argentinos e, posteriormente, com 70 intelectuais e personalidades, entre amigos muito próximos da ilha, como o ministro da Cultura, Tristán Bauer. O presidente, acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, e do ministro do Comércio e Investimentos Estrangeiros, Rodrigo Malmierca, entre outras autoridades, também se reuniu com compatriotas residentes na Argentina, em um diálogo no qual confirmou que Cuba continuará estreitando os laços com seus nacionais no exterior.
Durante o encontro, onde ouviu as experiências e preocupações de seus compatriotas, o presidente foi declarado membro associado honorário da União de Cubanos Residentes na Argentina.
Um momento importante do primeiro dia de atividades foi o diálogo com representantes de organizações políticas, sociais, sindicais e de solidariedade desta terra sul-americana.
“A Revolução Cubana nunca desistirá nem se deixará intimidar por ameaças”, disse Díaz-Canel aos presentes, agradecendo aos irmãos argentinos que sempre apóiam a ilha diante das constantes agressões dos Estados Unidos.
Durante o evento, Díaz-Canel recebeu a mais alta distinção concedida pela província argentina da Terra do Fogo pelo apoio permanente de seu país à causa das Malvinas.
“Aceitamos esta medalha em nome do povo cubano. Uma das causas que defendemos em todos os foros internacionais é a das Malvinas. Conte sempre com Cuba para apoiar esta luta que leva o povo argentino”, disse aos presentes.
Sem tempo para descanso, o presidente conversou também em Buenos Aires com a primeira-ministra de Barbados, Mia Amor Mottley, com quem revisou os resultados e acordos derivados da bem-sucedida visita realizada recentemente àquela nação caribenha.
oda/may/hb