O projeto chamado Uma nova abordagem estratégica pioneira para conservar e restaurar ecossistemas de recifes de corais, com foco em refúgios resistentes à mudança climática, começará em Cuba, República Dominicana, Haiti e Jamaica, informou o Caribbean News.
Com o apoio do Ministério Federal do Meio Ambiente do país europeu, a colaboração inclui intercâmbios adicionais com Belize durante um período de seis anos, acrescentou a publicação.
O objetivo é aumentar a biodiversidade marinha em 1.871 hectares de ecossistemas de recifes de corais prioritários nas quatro ilhas caribenhas selecionadas e em escala regional, destacou.
Essas áreas mais saudáveis “contribuirão significativamente para aumentar a biodiversidade, a prosperidade econômica, a segurança alimentar e a resiliência social de nações selecionadas”, diz o texto.
A iniciativa inclui atividades destinadas a proteger, restaurar e usar de forma sustentável recifes de corais com alto potencial para sobreviver a impactos climáticos futuros.
The Nature Conservancy, a organização internacional responsável, dedica-se à conservação das terras e águas das quais depende toda a vida. Guiado pela ciência, cria soluções inovadoras no terreno para os desafios globais, para que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas.
Atua em 79 Estados e territórios com uma abordagem colaborativa que envolve comunidades locais, governos, setor privado e outros parceiros.
mem/znc/ls