Delegados de países da Europa e América vão animar o fórum agendado para os dias 27 e 28 de janeiro na cidade espanhola de Sevilha, com presença física no evento ou participação online, neste último caso também com a possibilidade de intervenção através da plataforma habilitada , explicou à Prensa Latina José Antonio Toledo, coordenador do canal.
Segundo Toledo, a lista de entidades ainda pode crescer, com base nas candidaturas em andamento e na oportunidade de participar do encontro pela internet.
Além da condenação do bloqueio econômico, comercial e financeiro que os Estados Unidos impõem a Cuba há mais de seis décadas, o fórum permitirá abordar novas iniciativas contra esta política, disse ele. Nesse sentido, o canal Europa para Cuba proporá aos participantes ações que possam ter maior impacto e sustentabilidade ao longo do tempo para a solidariedade com a nação antilhana e a luta contra o cerco.
Temos a experiência de preparar e realizar caravanas globais e uma maratona de mídia para denunciar o bloqueio, disse Toledo, acrescentando que os delegados poderão contribuir com ideias.
A lista de participantes no fórum de Sevilha inclui parlamentares, militantes da solidariedade, sindicalistas, personalidades culturais, advogados, intelectuais, diplomatas e jornalistas, esperando-se uma declaração final.
O encontro será uma homenagem ao herói nacional cubano, José Martí, por ocasião do 170º aniversário de seu nascimento, em 28 de janeiro.
mem/wmr/ls