O documento foi assinado pelo Conselho de Relações Econômicas Exteriores do país eurasiano e pelo Centro Internacional de Investimento Produtivo da República Bolivariana, na presença do presidente Nicolás Maduro e do ministro do Comércio turco, Mehmet Mus.
Antes do ato de ontem à noite no Salão Ayacucho do Palácio de Miraflores, sede do Governo, o Chefe de Estado recebeu o Ministro e uma equipe multidisciplinar de especialistas na área, com o objetivo de revisar alianças estratégicas.
O vice-presidente setorial da Economia da Venezuela, Tareck El Aissami, referiu -se ao intercâmbio comercial entre as duas nações, que em 2021 ultrapassou os 800 milhões de dólares e teve uma média de 500 milhões entre 2017 e o ano passado.
Ele explicou que as exportações de Caracas para Ancara em 2022 tiveram um aumento de 12% em relação ao período anterior em itens como ferro, aço, produtos químicos orgânicos, coque de petróleo, madeira, alumínio e ureia, entre outros.
Enquanto as importações, salientou, cresceram 25% na mesma fase, com um montante de 691 milhões de dólares estadunidenses, em produtos alimentares, produtos químicos, aço e ferro.
Ele destacou que os dois Estados têm a oportunidade histórica de elevar as relações ao mais alto nível, o que exige ampliar o horizonte de cooperação e exige maior grau de diálogo e colaboração em iniciativas que impactam a vida de ambos os povos.
El Aissami mencionou algumas das áreas que a Venezuela tem a oferecer em uma troca ganha-ganha, como petróleo, petróleo bruto melhorado, fio de alumínio, metanol, coque de petróleo, ouro para fins não monetários, uréia, café, feijão e tabaco, entre outras.
Mus expressou que com esta visita Turquia vai melhorar as relações com a Venezuela e afirmou que os presidentes Nicolás Maduro e Recep Tayyip Erdoğan sempre nos mostraram o caminho certo para melhorar as relações bilaterais e também abriram caminho para os laços econômicos e comerciais.
Maduro, por sua vez, lembrou que nas piores circunstâncias que a nação sul-americana viveu entre os anos 2017-2020, Erdoğan “esteve sempre” com a Venezuela, ao nosso lado e sempre estendeu sua mão amorosa e afetuosa ao seu país. Devemos converter as extraordinárias relações humanas, políticas, diplomáticas, culturais e civilizadoras entre Turquia e a República Bolivariana em extraordinárias relações econômicas abrangentes, enfatizou.
npg/jcd/cm