11 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente cubano com agenda lotada na Argentina

Presidente cubano com agenda lotada na Argentina

Buenos Aires, 25 jan (Prensa Latina) Vários encontros bilaterais com homólogos da região e encontros com empresários, forças políticas, intelectuais e amigos de Cuba marcam hoje a visita à Argentina do presidente Miguel Díaz-Canel, que cumpre uma agenda lotada.

Com apoio unânime a seu país pelos 33 países que compõem a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que reivindicaram na véspera o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos, o presidente cumpre uma agenda importante como parte de sua participação na VII Cúpula desse mecanismo regional.

Desde que desembarcou no domingo passado com a delegação que chefia, composta pelo chanceler Bruno Rodríguez e pelo ministro de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros Rodrigo Malmierca, Díaz-Canel manteve vários intercâmbios e na véspera voltou a se reunir com seu homólogo brasileiro, Luis Inacio Lula da Silva, e com a hondurenha Xiomara Castro.

Em sua segunda visita a Buenos Aires, o presidente pôde comprovar mais uma vez os estreitos laços entre seu país e a Argentina e sentiu o calor de grupos solidários e incondicionais com a ilha, que organizaram uma cúpula social, onde também endossaram seu apoio por Cuba e pediram o fim de todos os bloqueios na América Latina.

Precisamente na véspera, perante os Chefes de Estado e de Governo da Celac, Díaz-Canel agradeceu a seus pares pela contundente exigência contra o cerco imposto pelos Estados Unidos a seu país e por retirar Cuba da lista de Estados que supostamente patrocinam o terrorismo.

O governo dos Estados Unidos insiste em destruir o modelo de desenvolvimento que nós, cubanos, decidimos construir soberanamente, por meio de uma política cruel, ilegítima, ilegal e imoral de asfixia econômica, disse em seu discurso.

Da mesma forma, ratificou que a nação antilhana não se intimidará com tais ataques. “Não vamos trair a história de resistência, dignidade e defesa da justiça social que fez da Revolução Cubana uma força emancipadora do ser humano”, afirmou.

O nome da ilha caribenha foi ouvido várias vezes no plenário da Celac, onde o presidente anfitrião da reunião, Alberto Fernández, destacou que os bloqueios são métodos perversos contra os povos. “Cuba sofre há mais de seis décadas e isso é indesculpável”, afirmou.

Das 11 declarações consubstanciadas nesta VII Cúpula, uma delas repudia o bloqueio da ilha e por sua vez pede a sua exclusão da lista unilateral de nações que alegadamente patrocinam o terrorismo.

Na declaração de Buenos Aires, os Chefes de Estado reiteraram sua profunda preocupação com a intensificação desta política, especialmente no contexto do Covid-19, e sua rejeição à dimensão extraterritorial do bloqueio, que tem um impacto severo e negativo nas transações financeiras internacionais de Cuba e o bem-estar de seu povo.

Npg/may/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES