Em nota à imprensa, ele informa que esta é a segunda reunião deste nível dentro do tratado em que o Vice-Representante Comercial dos Estados Unidos, Jayme White, o Vice-Ministro de Comércio Internacional do Canadá, Rob Stewart, e o Subsecretário de Comércio Exterior do México , Alejandro Encinas.
Ele acrescenta que assinaram um comunicado conjunto após o North American Leaders Summit (CLAN) na Cidade do México, na reunião realizada ontem no Institute of the Americas em San Diego, Califórnia.
Ele explica que eles receberam atualizações de 11 comitês e grupos de trabalho do Acordo desde a Segunda Reunião da Comissão de Livre Comércio em julho passado. Este trabalho demonstra que a implementação contínua do USMCA é uma prioridade importante para todas as três partes.
Os subsecretários discutiram planos para promover essa competitividade, incluindo a cooperação em situações de emergência para manter, restaurar ou solucionar problemas relacionados ao fluxo comercial entre as partes. Eles destacaram o trabalho do Comitê de Competitividade para melhorar as habilidades da força de trabalho regional e também revisaram medidas concretas destinadas a garantir que a proibição do Tratado sobre a importação de bens produzidos com trabalho forçado seja implementada em breve em toda a América do Norte.
O diretor executivo da Comissão de Cooperação Ambiental informou sobre as atividades de cooperação trilateral em andamento, que permitem uma sólida implementação dos compromissos sobre o meio ambiente e do Acordo de Cooperação Ambiental.
Funcionários da Agência de Proteção Ambiental atualizaram sobre o progresso na limpeza da bacia do rio Tijuana no México e nos Estados Unidos.
Eles também examinaram o trabalho em andamento dos comitês e grupos sobre Comércio Agrícola, Biotecnologia Agrícola, Competitividade, Meio Ambiente, Verificação de Origem, Disputas Comerciais Privadas, Pequenas e Médias Empresas, Empresas Estatais, Entrada Temporária, Facilitação do Comércio e Comércio de Bens.
Os Subsecretários tomaram nota do progresso desses comitês, ofereceram orientação para trabalhos futuros e reiteraram a importância da implementação contínua do Acordo.
mem/lma/dnsa