Os australianos abriram o placar aos 13 minutos de jogo em um escanteio de pênalti marcado pelo agora líder Jeremy Thomas Hayward.
No entanto, os holandeses mandaram três remates à baliza rival, com golo de Jip Janssen (33), em mais uma entrega de canto, e um bis em lances de campo do capitão Thierry Brinkman (35 e 40), que enterraram as aspirações do o oceânico
Na segunda hora, no mesmo palco, a atual campeã mundial e olímpica Bélgica tentará se sagrar novamente neste domingo contra a Alemanha, bicampeã mundial em 2002 e 2006, na final ouro.
As posições de terceiro a décimo quinto na Copa do Mundo foram ocupadas por Holanda (3), Austrália (4), Inglaterra (5), Espanha (6), Nova Zelândia (7), Coreia do Sul (8), Argentina-Índia ( 9), País de Gales-África do Sul (11), Malásia-França (13), Japão-Chile (15).
Atualmente, o australiano Jeremy Thomas Hayward lidera os artilheiros do torneio, com nove gols, seguido do francês Victor Charlet e do holandês Jip Janssen, ambos com oito gols.
Pela segunda vez consecutiva em quatro anos, o campeonato da Federação Internacional de Hóquei decorreu na Índia, com as cidades de Bhubaneswar e Rourkela a receberem todos os jogos desde a fase de grupos até à final deste domingo.
O Paquistão é o time mais bem-sucedido em Copas do Mundo de hóquei em campo, com quatro ouros e duas pratas, seguido pela Holanda (3-4-3), Austrália (3-2-5), Alemanha (2-2-4), Índia (1-1-1), Bélgica (1-0-0), Espanha (0-2-1), Inglaterra (0-1-0) e Argentina (0-0-1).
ode/abm/jd