Com o título “Cuando el río suena, viaje sonoro por las aguas del Moldava”, o espetáculo visa promover o trabalho dos compositores de música clássica tcheca do século passado e destacar o papel da mulher neste campo, como parte do 30º aniversário da República Tcheca.
O show de quinta-feira será aberto com a obra Eros dança com György Ligeti, do renomado compositor cubano Juan Piñera, inspirado em uma peça do músico austro-húngaro György Ligeti.
Os músicos também apresentarão o poema sinfônico Vtlava (The Vltava), de Bedrich Smetana, no qual o maestro recria diferentes paisagens da região ocidental da Boêmia, na República Tcheca, como um conceito central na dramaturgia do concerto, de acordo com o comunicado da OHC.
Três estréias cubanas também serão apresentadas: Mladí (Juventude), de Leos Janacék; Dubnová preludia (Prelúdios de abril), do notável compositor tcheco Vitezslava Kaprálová; e Pokuseni svatouská hrnec (Tentação do Pote Sagrado), uma suíte instrumental do balé de jazz La revue de cuisine.
A apresentação é apoiada pela Embaixada da República Tcheca em Cuba e pelo Centro Nacional de Música de Concerto.
Fundado em 2019, o Ensemble Habana XXI sob a regente francesa Nathalie Marin reúne jovens solistas cubanos do mais alto nível para promover e desenvolver a música desde o século 20 até os dias de hoje.
oda/mml/yap/glmv