Caracas, 31 jan (Prensa Latina) Os campeões da recém-lançada Liga de Elite de Cuba, Agricultores, chegarão aqui hoje para marcar o segundo retorno de seu país à Série Caribenha de Beisebol.
A maior das Antilhas foi a grande anfitriã do torneio em seu início, mas nos anos 60 deixou de participar, e não foi até 2014 que ele reapareceu, embora tenha acabado de faltar nas edições de 2019, 2020 e 2021.
Agricultores, inicialmente formado com jogadores das províncias de Las Tunas e Granma, foi o dominador absoluto da Liga de Elite, e mais tarde foi reforçado com outros cinco jogadores, dois jogadores de fora de campo e três arremessadores.
Sua arma fundamental é a poderosa ofensa que eles têm em toda sua formação, e com ela ficaram praticamente incontestados durante a competição doméstica.
A defesa pode ser considerada aceitável, mas a área de pitching é seu ponto fraco, que não poderia ser suficientemente reforçado devido à iminência do Clássico Mundial de Beisebol.
No entanto, o gerente Carlos Martí está pronto para lutar pelo trono, em sua terceira incursão na competição regional, após participar com a Granma nas edições de 2017 e 2018. Em ambas as ocasiões, a equipe cubana conseguiu sobreviver ao primeiro round, mas perdeu nas semifinais, de modo que não pôde desafiar para a final, e esse será o principal objetivo do treinador de 73 anos desta vez.
A equipe acabou de jogar duas partidas de preparação contra a equipe que jogará no Clasico, e embora tenham perdido ambas por uma ampla margem, foram úteis para testar seus jogadores e definir a escalação inicial.
Sua estreia na Gran Caracas Caribbean Series 2023 será contra Curaçao, e então enfrentarão os representantes da República Dominicana, Venezuela, México, Colômbia, Porto Rico e Panamá, nessa ordem.
lam/lp/bm