A visita a Moscou visa fortalecer os laços bilaterais, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Ahmed Abu Zeid, em comunicado.
Segundo a fonte, Shoukry irá rever o progresso feito na implementação dos projetos de cooperação Egito-Rússia com várias autoridades egípcias, incluindo seu homólogo Serguei Lavrov; o Ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov, e o Secretário do Conselho de Segurança, Nikolai Patrushev.
Além disso, ambas as partes irão consultar e trocar opiniões sobre várias questões internacionais e regionais de interesse comum, incluindo o conflito na Ucrânia, disse Abu Zeid.
Em julho de 2022, Lavrov conheceu Shoukry nesta capital como parte de uma viagem africana do ministro das Relações Exteriores da Rússia.
O principal projeto de cooperação entre os dois países é a construção da usina nuclear de Dabaa, na costa mediterrânea egípcia, a primeira do gênero neste país e que visa gerar eletricidade com tecnologia russa.
A instalação terá quatro reatores nucleares de água pressurizada tipo VVER-1200, cada um com capacidade de 1.200 megawatts.
Segundo dados oficiais, o comércio entre as duas nações atingiu 4,7 bilhões de dólares em 2021.
lam/rob/hb