O encontro aconteceu no Palácio Miraflores, sede do governo, no contexto da reativação das relações diplomáticas entre os dois países, como gesto de reconciliação e demonstração do trabalho conjunto entre Caracas e Bogotá.
Alcocer visitou o Centro Nacional de Ação Social pela Música, onde tomou conhecimento do sistema de bandas venezuelanas e valorizou a possibilidade de adaptá-lo na Colômbia, como uma contribuição para o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, além de promover a riqueza cultural do território.
Flores explicou que era desejo do visitante aprender em primeira mão sobre um projeto cultural emblemático da República Bolivariana, como o Sistema de Orquestras e Coros Juvenis e Infantis.
O primeiro combatente disse que eles trabalharão juntos para desenvolver projetos nesta direção.
Este é um programa público dedicado ao treinamento, prevenção e recuperação dos grupos mais vulneráveis do país.
Durante sua estadia na capital venezuelana, a Primeira Dama colombiana também visitará a Casa Amarilla Antonio José de Sucre, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.
A reunião em Miraflores contou com a presença da Vice-Presidente Executivo Delcy Rodríguez, da Ministra da Mulher Diva Guzmán e do Ministro da Cultura Ernesto Villegas.
O lado colombiano foi representado por Jorge Ignacio Zorro, Vice-Ministro da Criatividade e Cultura, e Manuel Grau Pajudas, assessor do governo colombiano.
Venezuela e Colômbia restabeleceram as relações diplomáticas em 29 de agosto com a entrega de credenciais ao Presidente Nicolás Maduro pelo embaixador colombiano nomeado aqui, Armando Benedetti, uma ação que se repetiu em 7 de setembro com Gustavo Petro em Bogotá, Félix Plascencia.
Posteriormente, os dois líderes realizaram duas reuniões em Caracas para fortalecer os laços políticos e comerciais.
ro/jcd/glmv