Segundo a Direção Meteorológica, o fenômeno se estenderá entre os dias 2 e 4 de fevereiro e abrangerá a Região Metropolitana, onde fica a capital, bem como as de O’Higgins, Ñuble, Biobío, La Araucanía, Maule e Los Ríos.
Nesta cidade, as temperaturas chegarão aos 37 graus, enquanto em Ñuble e Biobío chegarão aos 42.
Somam -se à onda de calor dois fatores: ventos quentes e de alta velocidade do sul; e vegetação com um índice de umidade bastante baixo, alertou Christian Little, diretor da National Forestry Corporation.
Essas três condições, somadas a qualquer fonte de ignição, como uma faísca, um cigarro ou uma fogueira mal conservada, alertou Little, podem causar um grande incêndio.
O Ministério da Saúde recomendou que a população evite ao máximo a exposição direta e prolongada ao calor, principalmente entre 11h e 16h, horário local, bem como o uso de roupas claras, chapéus, óculos escuros e guarda-chuvas .
Ele também pediu para beber líquidos constantemente, principalmente água, e evitar bebidas alcoólicas e açucaradas.
Eventos climáticos extremos, como altas temperaturas e secas, são consequência do aquecimento global.
“A mudança climática não é algo abstrato, é muito concreto e vemos isso no Chile: as temperaturas aumentaram, as ondas de calor aumentaram, as chuvas diminuíram. As projeções indicam que os eventos climáticos extremos vão aumentar”, alertou recentemente o ministro do Meio Ambiente Maisa Rojas.
npg/car/cm