A iniciativa, que este ano tem como tema a Convivência Familiar em Equidade, tem no seu cerne a co-responsabilidade no cuidado do desenvolvimento integral e seguro de raparigas, rapazes e adolescentes, num contexto social marcado pela entrada em vigor do novo Código de famílias.
A diretora do Cenesex, Mariela Castro, destacou que em nossa sociedade ainda existem muitas concepções e padrões de parentalidade não saudável naturalizada, típicos da lógica do patriarcado, que exigem mudanças graduais para alcançar uma sociedade mais inclusiva, equitativa e solidária.
Numa troca de impressões com a imprensa, salientou que precisamente as conferências promovem espaços de reflexão e diálogo que permitem socializar boas práticas e realçam o que significa preparar quem assume a guarda e os cuidados para promover o pleno exercício dos direitos de todos e tudo.
Acrescentou que o Código da Família harmoniza-se com a Constituição e atende às necessidades de uma sociedade cubana diferente, mas é necessário avançar na educação da população para sua implementação.
Nesse sentido, as atividades do dia terão especial atenção à pluralidade e diversidade das famílias, aspecto essencial para acompanhar o processo de assimilação da nova lei, aprovada em referendo popular em setembro do ano passado.
O programa previsto inclui ações que permitirão o diálogo com os profissionais sobre essas questões, aproximarão o aprendizado dos diferentes grupos populacionais das comunidades, bem como facilitarão o acesso a ferramentas para decodificar situações de desigualdade e discriminação.
jcm/km/glmv