De acordo com o comunicado, o financiamento está disponível para governos estaduais, tribais e locais qualificados e para certas organizações privadas com base no compartilhamento de custos para trabalhos de emergência e reparo de instalações afetadas em Dickey, Kidder, Mercer, Nelson, Ransom, Sargent e Wells.
Por sua vez, os recursos contribuirão para medidas de mitigação de riscos em todo o estado.
Designações adicionais podem ser feitas posteriormente, se solicitadas pela demarcação e garantidas pelos resultados de novas avaliações de danos, disse o escritório de Biden.
Desde 9 de dezembro passado, o governador Doug Burgum emitiu uma ordem executiva que declarou um desastre para Dakota do Norte devido à tempestade de neve sofrida de 9 a 11 de novembro.
A decisão pediu a todos os órgãos e administradores do Estado que mantenham os recursos e capacidades de recuperação em níveis elevados, com ênfase na coordenação para aplicar medidas de mitigação e facilitar a recuperação de serviços e infraestruturas.
A tempestade provocou uma queda de neve recorde em partes do estado, fechou escolas, bloqueou estradas e deixou milhares de pessoas sem energia.
jcm/cgc/glmv