Nova Delhi enviou pessoal da National Disaster Response Force, esquadrões caninos altamente treinados, suprimentos médicos, máquinas de perfuração e outras ferramentas necessárias para os esforços de socorro, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Arindam Bagchi.
Anteriormente, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi expressou suas mais profundas condolências às famílias afetadas, desejou uma rápida recuperação aos feridos e instruiu as autoridades a oferecer toda a ajuda possível para lidar com as consequências do terremoto de 7,8 graus de magnitude, que matou pelo menos 4.900 pessoas na Turquia e na Síria.
O embaixador turco em Nova Delhi, Firat Sunel, expressou sua gratidão pela oferta de ajuda do governo indiano e mencionou um provérbio que significa “um amigo em necessidade é um amigo de fato”.
Um total de 101 membros da Força Nacional de Resposta a Desastres das cidades de Ghaziabad e Kolkata foram enviados a Turquia para operações de resgate e socorro.
O exército indiano mobilizou uma equipe médica de 89 membros equipada com máquinas de raios X, ventiladores, plantas geradoras de oxigênio, monitores cardíacos e outros para montar um centro médico de 30 leitos.
O primeiro voo chegou em Adana, Turquia, e um segundo avião está se preparando para partir, o ministro das relações exteriores da Índia, Dr. Subrahmanyam Jaishankar, tweetou.
mem/abm/bm