Durante a 64ª Reunião dos Presidentes da Conferência Regional sobre a Mulher, ela exortou a fortalecer as bases de uma sociedade baseada na igualdade e onde a violência seja eliminada de casa, da política e dos espaços digitais.
Ela também destacou a necessidade de implementar medidas para garantir a igualdade e o empoderamento de mulheres e meninas na era da Internet e avanços tecnológicos.
Nesta sessão trabalhamos em aspectos de notável relevância, como a implementação do Compromisso de Buenos Aires, onde foi reconhecido que o cuidado é um direito humano, uma necessidade e um trabalho.Como Estados geminados, devemos nos esforçar para tornar o documento uma realidade, disse ele.
Além disso, ela garantiu que a perspectiva de gênero é essencial para alcançar o desenvolvimento sustentável e enfatizou a importância de atender às províncias e localidades de cada país.
Adotado em novembro de 2022, o Compromisso de Buenos Aires exige o reconhecimento de que o cuidado é fundamental para o bem-estar da população como um todo e é um setor dinâmico para uma recuperação inclusiva e transformadora.
Também exige a adoção de marcos regulatórios que garantam este direito através da implementação de políticas e sistemas abrangentes sob a perspectiva de gênero, intersecionalidade e interculturalidade.
Por outro lado, o texto adverte que as mulheres em toda a sua diversidade e ao longo de seu ciclo de vida enfrentam múltiplas e inter-relacionadas formas de discriminação, por isso é necessário avaliar as situações e barreiras que elas enfrentam e dificultar sua autonomia.
Neste sentido, ela exige a implementação de medidas para enfrentar problemas como a pobreza, a divisão sexual do trabalho e a desigualdade.
lam/gas/glmv