5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Feira do Livro de Cuba abre novas páginas de histórias

Feira do Livro de Cuba abre novas páginas de histórias

Havana, 9 de fev (Prensa Latina) A Feira Internacional do Livro de Havana abre hoje suas páginas carregadas de novas histórias, diversidade e protagonistas de diferentes latitudes, na 31ª edição dedicada à Colômbia como país convidado de honra.

Até 19 de fevereiro, o evento literário endossará a premissa de Martí “Ler cresce” com uma seleção de 4,2 milhões de exemplares, incluindo 4.200 títulos impressos e mil volumes digitais, segundo o presidente do Instituto Cubano do Livro, Juan Rodríguez.

Nesta ocasião, o evento abordará o impacto cultural do uso de novos formatos no setor, enquanto a leitura inclusiva será abordada como tema central, a fim de alcançar uma feira plural, “na qual cultura, idioma, países e formatos estão entrelaçados na busca de uma indústria do livro para todos os públicos”.

“Ler já não é apenas pura fruição literária, mas decifrar códigos e vias de acesso à informação e ao conhecimento”, para o qual o evento procura articular um espaço criativo com igualdade de oportunidades, “uma feira onde a leitura em todas as suas formas, meios, modos e conceitos”.

Da mesma forma, servirá de palco para homenagear Fina García Marruz e Antonio Núñez Jiménez, no centenário de seus nascimentos, ao mesmo tempo em que exalta a trajetória da bibliógrafa de Araceli García-Carranza e do escritor Julio Travieso, Prêmio Nacional de Literatura 2021.

Na Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, no Centro Histórico de Havana e em outras quinze subsedes, o evento receberá editoras, escritores, livreiros e promotores de 40 países e uma representação de 120 expositores cubanos e estrangeiros.

Entre os locais escolhidos na capital estão a Casa de las Américas, o Sindicato de Escritores e Artistas de Cuba, a Biblioteca Nacional, o Centro Dulce María Loynaz, o Pavilhão de Cuba, o Palácio Tecnológico Finca de los Monos e vários espaços do histórico centro.

Segundo Rodríguez, nesta ocasião o preço subsidiado dos volumes é mantido com o objetivo de promover a leitura, estratégia também implementada pela nação convidada, que doará alguns textos e centralizará o custo de venda.

Ele também destacou o esforço do país sul-americano, que será representado por uma delegação diversificada, com mais de 20 escritores, artistas, promotores e personalidades colombianas, encabeçada pela vice-presidente Francia Márquez e pela ministra da Cultura, Patricia Ariza.

O também líder da equipe de gestão da nomeação apontou a inclusão de 600 novidades de livros electrónicos, em coerência com a estratégia desenvolvida há cinco anos relativa à produção de e-books e audiolivros de forma a promover a literatura contemporânea na ilha e seus autores.

“Cuba organizou a melhor feira possível”, disse Rodríguez, ao informar que depois de seus dias na capital fará um tour pelo país a partir de 2 de março desde as províncias ocidentais até fechar na parte oriental da geografia nacional.

jf/lbl / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES