23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Panamá defende igualdade de gênero na ciência

Ciencia-ninas

Panamá defende igualdade de gênero na ciência

Cidade do Panamá, 11 fev (Prensa Latina) No Dia Internacional da Mulher e da Criança na Ciência, que se celebra hoje, o Panamá defende a igualdade de gênero e reconhece que a presença feminina neste campo ainda é fraca.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Senacyt), dos 402 cientistas, 243 (60,5%) são homens e 159 (39,5%) são mulheres.

O chefe do Senacyt, Eduardo Ortega, destacou que são necessários mais pesquisadores no país para alcançar uma verdadeira equidade de gênero nos centros e aumentar a produção científica que ajude a resolver problemas locais, especialmente em áreas prioritárias.

A tendência de maior presença masculina mantém-se em quase todas as áreas com exceção das humanidades, sendo menos acentuada nas ciências sociais, acrescentou.

Para Ortega, as desigualdades de gênero se apresentam como obstáculos para estimular meninas, jovens e mulheres a ingressar ou se estabilizar na carreira científica.

Além disso, é preciso unir esforços entre os setores público e privado, academia, ONGs e sociedade em geral, para inspirar as mulheres no campo científico e tecnológico, acrescentou.

Por sua vez, a presidente da organização Science in Panama, Ivonne Torres, avaliou que o caminho para as mulheres cientistas não é fácil, pois elas devem enfrentar uma série de obstáculos como discriminação, diferença salarial, carga de trabalho, responsabilidades familiares e falta de apoio e recursos.

O grupo que lidera, acrescentou, tem entre os seus projetos emblemáticos atividades para dar visibilidade e capacitar mais cientistas e jovens, através da divulgação, apoio a projetos de investigação que permitam a participação e protagonismo das mulheres, para além da participação em igualdade de condições em eventos científicos.

Durante um fórum da Organização das Nações Unidas em dezembro de 2013, esse órgão reconheceu que o acesso e a participação plena de mulheres e meninas no campo científico são essenciais para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento feminino.

Três anos depois, a Assembleia Geral da ONU instituiu o Dia Internacional de Mulheres e Crianças na Ciência com o objetivo de promover maior participação e protagonismo do sexo feminino nos trabalhos de pesquisa e inspirar meninas.

oda/ga/ans

PL-50

2023-02-11T07:49:05

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES