Em 3 de fevereiro, cerca de 50 vagões de um trem da Norfolk Southern derraparam nos trilhos daquela cidade, iniciando um incêndio que durou vários dias.
O meio de carregamento supostamente continha produtos químicos perigosos, incluindo acrilato de butila e cloreto de vinila, que estavam entre os líquidos combustíveis capazes de provocar uma grande explosão.
Mais tarde, os moradores foram instruídos a evacuar por cautela e, na segunda-feira, 6 de fevereiro, as equipes realizaram o que as autoridades chamaram de “liberação controlada” dos produtos químicos perigosos, causando uma grande nuvem de fumaça preta.
A ordem de evacuação foi suspensa na passada quarta-feira e, desde então, tem vindo a aumentar o número de relatos de pessoas com ardor nos olhos e também de animais doentes, enquanto um forte odor se espalha pela cidade, segundo um relatório do Ministério Público Serviço de Radiodifusão do país.
Alguns empresários e moradores da comunidade entraram com ações contra a Norfolk Southern, alegando negligência por parte da empresa e exigindo que ela financie exames médicos supervisionados por tribunais para doenças graves que podem ser causadas por exposição a esses produtos químicos.
Por parte das autoridades locais, insistem que o ar é seguro para respirar e a água potável.
A Agência de Proteção Ambiental (EPA), que monitora a qualidade do ar, disse que “nenhum nível de preocupação” foi detectado no leste da Palestina no fim de semana passado.
No entanto, os especialistas alertam que a fumaça tóxica liberada tem efeitos colaterais de curto e longo prazo.
Entre as substâncias mais nocivas está o acrilato de etilhexila, que pode causar dores de cabeça, náuseas e problemas respiratórios nas pessoas expostas a ele; assim como o isobutileno, que causa tontura e sonolência.
Uma preocupação particular é o cloreto de vinila, um agente cancerígeno que se transforma em gás à temperatura ambiente e é comumente usado para fazer policloreto de vinila, ou PVC, um tipo de plástico usado para tubos, revestimentos de fios e cabos e peças de automóveis, disse o relatório.
mem/ifs/ls