23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Festas gregas dionisíacas, antecedentes do atual Carnaval

Festas gregas dionisíacas, antecedentes do atual Carnaval

Por Daimarelys Pérez Martínez

Havana, 17 fev (Prensa Latina) Hoje, em muitas cidades, celebra-se uma das noites mais coloridas e alegres da história mundial, o Carnaval, que coloca a festa como uma de suas origens pagãos em homenagem ao deus romano da veio, Baco.

As Saturnálias romanas também marcam presença na tipologia dos trajes e nos detalhes na hora de embelezar as noites de bailes de máscaras em muitos territórios.

Isso é o que acontecia nas festas em homenagem ao touro Apis no Egito, divindade que foi cultuada com oferendas até sua morte, quando foi substituída por outra.

Desde o alvorecer da Idade Média, a etimologia da palavra Carnaval começou a derivar de Latim vulgar carnem-levare, que significa “abandonar a carne”.

Posteriormente, surgiu outra origem da expressão que hoje prevalece chamada carne-vale ou “adeus à carne”.

Segundo alguns historiadores, os primórdios da festa remontam à antiga Suméria e ao Egito há mais de cinco mil anos, onde se evidenciavam celebrações muito semelhantes na época do Império Romano até que o costume se expandiu por toda a Europa e América.

Com a chegada dos navegadores espanhóis e portugueses no final do séc XV, a tradição continuou até meados dos anos 600 e 520 aC, quando começaram a ser realizados na Grécia rituais em homenagem a alguns semideuses relacionados à fertilidade da terra e à colheita.

Os etnólogos consideram que na celebração do Carnaval Elementos de culturas antigas são refletidos, destacando-se, sobretudo, o andino pré-hispânico e afro-americano, e o festival de inverno ou Saturnalia. celebrações gregas Dionísio -relativo ao grego Dionísio- e romano, denominado bacanal -muita desordem e tumulto, segundo a Real Academia Espanhola- também ocorreram, de fato, muito privilegiados, nessas culturas.

Tudo isso é o antecedente da carnaval atual de muitas cidades do mundo, por exemplo, a Alemanha, com seu Carnaval de Colonia, festa muito popular naquela cidade alemã, em que às segundas-feiras acontecem cavalgadas pelas ruas.

A Argentina é outra das nações que celebra esta festa na região noroeste andina, onde a cada edição o diabo é enterrado e se usam fantasias, acompanhadas de música e trupes.

Da mesma forma, na província argentina de Entre Ríos, o Carnaval é celebrado Gualeguaychú, em uma área com capacidade para 17 mil espectadores.

O carnaval de Oruro, departamento boliviano, é mais uma das mais importantes cerimônias religiosas da América do Sul, proclamada pelo Escritório das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) obra prima da Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade”.

A Colômbia pesa o seu com o de Barranquilla, também nomeado pela Unesco “Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade”, em 2003.

No entanto, os do Brasil – originários de 1641- Eles estão entre os mais emblemáticos do mundo. São os do Rio de Janeiro, considerado o maior carnaval, segundo o Guinness World Records.

Este evento brasileiro é caracterizado pelas mundialmente famosas Escolas de Samba e pelos blocos, que desfilam em sambódromos localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, com a presença de milhares de pessoas.

Neste prestigioso desfile brasileiro, é tradição que os conhecidos blocos, literalmente blocos, façam suas entradas triunfantes com trajes coloridos

que, enfeitados com motivos gastronômicos e outros temas, exaltam os pratos típicos da gigante sul-americano.

a cerimônia de Carnaval está intimamente ligada à Semana Santa e à Quaresma cristã, uma data variável que depende do Calendário da lua. Sua abertura ocorre na quinta-feira antes do início da Quaresma, por sua vez, nasce 40 dias antes da Semana Santa, a partir da primeira lua cheia, e após o início da primavera no hemisfério norte.

Por todos estes eventos, a comemoração carnavalesca, baseada no calendário lunar, é sempre realizada entre os meses de fevereiro e março, embora atualmente o sentido lúdico do Carnaval, comparado com a reminiscência da Quaresma, tem o seu aborrecimento.

Ambos hoje estão desligados e durante uma semana de folia, as ruas de grande parte do mundo são inundados com fantasias, desfiles, desfiles e dançarinos.

Espanha, Chile, Venezuela, Estados Unidos, Bélgica, Canadá e inúmeras nações não ficam de fora dessa diversão, nem Veneza fica muito atrás, com um dos carnavais mais antigos do mundo, criado em 1094 por Vitale Falier, vindo de uma das famílias mais respeitadas da época.

mem/dpm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES