A criação deste dia foi graças à iniciativa da ONU, para reconhecer o setor de turismo como uma atividade multissetorial.
Destaque o sua contribuição para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o ano 2030, referindo-se ao crescimento econômico, redução da pobreza, geração de empregos, promoção da cultura local, uso sustentável dos recursos marinhos, entre outros aspectos.
Por outro lado, o Centro Global de Resiliência Turismo e Gestão de Crises apresentados neste dia mundial no ano de 2020, no no âmbito de um evento realizado na Expo 2020, no Dubai. Com isso, pretende-se que os países menores tenham acesso a conhecimento e recursos, favorecendo economias dependentes do turismo.
O objetivo final deste evento é criar consciência global, unindo esforços para fortalecer a setor do turismo diante de situações adversas, como os desastres climáticos e a pandemia, apontam os documentos da ONU.
Segundo estimativas, o turismo foi um dos setores econômicos mais afetados pela doença.
O Produto Interno Bruto (PIB) do setor caiu dois trilhões de dólares (um trilhão é um milhão de milhões), gerando um prejuízo acumulado de 3,6 trilhões de dólares para os anos de 2020 e 2021. Houve uma queda abrupta no número de turistas
internacionais e o fluxo de renda, entre os meses de março e dezembro do ano de 2020, estimado em 84%.
Muitas comunidades rurais e locais foram afetadas, aumentando os níveis de pobreza e diminuindo drasticamente a turismo sustentável. No entanto, este setor demonstrou sua capacidade de resiliência, contribuindo em pouco tempo para o progresso das áreas afetadas pela pandemia global.
A ONU propõe a transformação do turismo em escala global, com foco em áreas prioritárias como Gestão da crise e mitigação do impacto socioeconômico, Aumentar a competitividade e fomentar a resiliência, Avançar na inovação e digitalização do ecossistema do turismo, e Promover a sustentabilidade e crescimento verde inclusivo.
Centro Global de Resiliência e Gestão de Crises Turísticas é uma iniciativa ou modelo que faz parte de uma campanha internacional, destinada a promover esta vertente no indústria a nível planetário.
Para tanto, prevê a criação e expansão de Centros Globais desse tipo em diversas partes do mundo, com a colaboração de instituições de ensino superior de destaque. Alguns países como Jordânia e Jamaica já se valeram dessa iniciativa.
mem/rfc/ls