Carlos Figueroa, director da Casa de la Guayabera, afirmou numa conferência de imprensa que mais de vinte instituições, tanto do sector estatal como privado, irão participar, e que serão realizados cursos, workshops e conferências.
O Museu de Arte Colonial, conhecido como Casa de las Cien Puertas, o Fundo Cubano para o Património Cultural, a galeria de arte Oscar Fernández-Morera e o Teatro Principal – uma das três jóias arquitectónicas da cidade – também participarão na oitava edição, acrescentou.
A participação assume várias formas, incluindo intercâmbios culturais, reuniões de peritos, apresentação de experiências e stands de demonstração, afirmou.
Referindo-se ao slogan da feira, Figueroa disse que esta está intimamente relacionada com a necessidade de dar a conhecer a riqueza desta cidade, a quarta das primeiras sete cidades fundadas em Cuba pelos espanhóis.
Um dos destaques artísticos, para o qual foram convidadas as conhecidas cantoras Ivette Cepeda e Eduardo Sosa, será uma homenagem ao Conjunto Folclorico de Trinidad, pelo seu 60º aniversário, cuja actuação está agendada para o 23º, disse.
Temos alianças com a Universidade José Martí Pérez, que está a preparar-se para celebrar o seu 40º aniversário, e a Universidade de Ciências Médicas, afirmou.
Segundo o programa, a conferência Transformação digital: desafios e realidades será realizada no dia 24, e serão feitas duas apresentações de experiências: Digitalização dos catálogos da Biblioteca Municipal de Fomento e Produção Digital e a Internet das Coisas.
O encontro é patrocinado pelo Projecto de Desenvolvimento Local da Casa de la Guayabera, o Sector da Cultura e Artes, o Gabinete de Controlo Territorial do Ministério das Comunicações e a Plataforma Articulada para o Desenvolvimento Integral do Território (Padit).
A Casa-Museo La Guayabera, situada num majestoso edifício às margens do rio Yayabo, guarda mais de 280 peças do traje tradicional pertencentes a personalidades de diferentes sectores da sociedade cubana e do mundo.
Este sítio é homenageado a partir de hoje com uma guayabera pertencente ao embaixador do Egipto em Cuba, Maher El-Adawy, que doou esta segunda-feira a primeira guayabera que usou na ilha das Caraíbas há dois anos.
oda/mpg/glmv