Em 22 de fevereiro de 1904, nossa bandeira foi tomada de posse e içada no Observatório Meteorológico na Ilha Laurie, no sul de Orkney, mais tarde renomeado Orkney Base, uma declaração do Ministério das Relações Exteriores anotada.
Além disso, destacou a consolidação de uma política estatal em relação à atividade no chamado continente branco.
O texto especificava que nesta ocasião “a cerimônia de comemoração do Dia da Antártida argentina será conduzida pelo Presidente Alberto Fernández na base de Marambio, um momento histórico que não acontece há 26 anos”.
“Desde sua criação em 1951, o Instituto Antártico Argentino, sob o Ministério das Relações Exteriores, tem liderado os avanços científicos na região, aumentando o conhecimento da região e dando maior apoio à nossa reivindicação territorial”, diz o documento.
Esta atividade é apoiada logisticamente pelo Ministério da Defesa e contribui para preservar nossos direitos de soberania, acrescentou ele.
Ele também destacou que esta nação tem um papel de liderança dentro do Sistema do Tratado Antártico, que governa toda a atividade dentro do continente e cujo secretariado está baseado nesta capital.
Nosso país reafirma seu compromisso com os princípios básicos de manutenção da paz, cooperação científica internacional e proteção do ambiente antártico, disse ele.
mgt/ gas/bm