As estatísticas oficiais colocam o número de famílias que recebem ajuda humanitária em 24.000 e o número de localidades nas regiões de Ouarzazate e Zagora cortadas pela neve às oito horas até o dia anterior, quando as rotas de comunicação para a maioria das aldeias da área foram restabelecidas.
Por sua vez, a FMVS forneceu alimentos e cobertores a cerca de nove mil famílias na área de Ourzate, onde a neve atingiu mais de dois metros de espessura; 10 mil em Taroudant e cinco mil em Zagora, segundo relatórios da diretora de comunicação da organização humanitária, Sanae Berdikh.
Acrescentou que existe uma ponte aérea entre os aeroportos de Casablanca, Ouarzazate, Zagora e Agadir para levar ajuda humanitária às pessoas afetadas, e que as autoridades transportaram ajuda aérea às famílias nômades da área que permanecem isoladas.
O programa de ajuda inclui o envio de médicos voluntários de Rabat para a área da catástrofe e a distribuição de medicamentos à população; em Taroudant, 259 vilarejos a mais de 1.900 metros de altitude onde a onda de frio está em seu pior momento foram afetados. mgt/msl/bm