Num encontro com a Associação Moçambicana de Amizade e Solidariedade com os Povos, Gaute reafirmou ainda a vontade da ilha do Caribe de continuar a estreitar os laços de amizade e solidariedade com os países de África, especialmente com Moçambique.
No âmbito do seu horário de trabalho, o responsável manteve ainda encontros com o presidente da Câmara de Comércio de Moçambique, Álvaro Massingue, e posteriormente com residentes cubanos, estudantes moçambicanos formados naquela nação e amigos da solidariedade em geral.
Da mesma forma, visitou a Praça dos Heróis desta capital, onde prestou homenagem a Samora Machel, pai fundador da independência e amigo do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, bem como aos outros militantes que ofereceram as suas vive pela libertação nacional.
A delegação do ICAP, também integrada pelo seu diretor para África e Oriente Médio, Yahimí Rodríguez, chegou a Maputo na véspera proveniente de Joanesburgo, África do Sul.
Na chegada a Moçambique, os representantes cubanos mantiveram um encontro com Roque Silva, secretário-geral da Frente de Libertação de Moçambique, Frelimo, partido político no poder.
De seguida, os visitantes reuniram-se com a Brigada Médica Cubana que cumpre colaboração internacionalista em Maputo e com o grupo de licenciados em Cuba que visitou o país meses atrás, por ocasião do 45º aniversário da educação internacionalista.
mem /may/mem/cm