“Fizemos uma grande equipe com nossos colegas turcos, na sala de cirurgia não há cubanos ou nacionais, há profissionais que querem ajudar o paciente e em nosso tempo livre compartilhamos e rimos como amigos”, disseram os profissionais do país caribenho na sexta-feira.
Entretanto, no dia anterior, o diário turco Milliyet destacou em um relatório o trabalho desta brigada e disse que depois dos terremotos na província de Kahramanmaras, Cuba estava entre as primeiras equipes a vir para ajudar.
Ele acrescentou que parte da equipe médica cubana, que inclui especialistas já familiarizados com desastres semelhantes no Paquistão, Peru e Haiti, está trabalhando com seus colegas turcos em KahramanmaraÅŸ para salvar as vidas das vítimas do último terremoto na Turquia.
Os 32 profissionais cubanos pertencentes ao Contingente Internacional de Médicos Especializados em Situações de Desastres e Epidemias Graves “Henry Reeve”, realizam trabalhos de pesquisa nas localidades, procedimentos cirúrgicos complexos e cuidados em áreas de terapia intensiva, de acordo com uma nota recente do Ministério da Saúde Pública cubano.
lam/fvt/bm