Warthon ganhou com sua canção “Warmisitay”, uma palavra quechua que significa “pequena mulher” em espanhol, e foi premiada com a Gaviota de Plata (Gaivota de Prata).
Nesta categoria, o mexicano Frank Di, representante da chamada nova canção ranchera, ganhou o prêmio de melhor intérprete.
O Gaviota da melhor canção internacional foi para a dupla Yorka, composta pelas irmãs Yorka e Daniela Pastenes, que defenderam a composição “Viento”. Antes da competição, as duas meninas chilenas declararam que foram influenciadas pela música de Víctor Jara, Violeta Parra, Los Jaivas, Inti Illimani e Los Prisioneros.
O “Viento” foi declarado Canção do Ano no Prêmio Pulsar de 2022.
Stephanie Zelaya, da Guatemala, um país que participou do Festival de Viña del Mar em outras ocasiões com artistas como Ricardo Arjona e Gaby Moreno, ganhou a Gaivota de Prata de melhor intérprete no concurso Internacional da Canção.
O concurso de música mais antigo da América Latina chega ao fim nesta sexta-feira, quando os vencedores se apresentarão novamente para o público, que também irá apreciar o rapper argentino Nicki Nikole, o cantor colombiano Camilo e a comediante argentina Laila Roth.
mgt/car/eam/bm