A prefeita dessa comuna, Michele Tripodi, membro do Partido Comunista Italiano (PCI), agradeceu a presença da deputada e embaixadora daquela nação, Mirta Granada, durante um emocionante ato realizado na sede municipal, onde um duo de saxofones e piano tocou Guantanamera e outros temas musicais daquele país.
Tripodi destacou a participação no ato de parte da brigada médica de 51 especialistas e seu chefe, Luis Enrique Pérez, além de Marco Papacci e Pino Scarcelli, presidente e coordenador regional, respectivamente, da Associação Nacional Italiana de Amizade -Cuba (Anaic ), entidade que organiza este evento.
Ela também destacou que ” a presença de médicos cubanos nas salas de nossos hospitais é mais do que uma necessidade, pois permite respirar nosso enfraquecido sistema territorial de saúde” e disse que desde sua chegada, há menos de dois meses, foi “imediatamente sua dedicação para o trabalho e percebida a competência”.
A chefe da missão diplomática cubana, por sua vez, afirmou que esta ajuda médica representa uma nova forma de cooperação, que está sendo criada, e destacou que Cuba tenta retribuir desta forma a solidariedade que recebe do povo italiano desde o triunfo de sua Revolução.
Também falaram a chefe da brigada médica cubana e o cirurgião Adrián Naranjo, que referiu a importância e o grande desafio da tarefa que desempenham nesta região do país, com a presença atual de especialistas cubanos nas localidades calabresas de Gioia, Melito Porto Salvo, Locri e Polistena.
Em seu discurso, a parlamentar cubana relembrou a longa e bela história escrita pela medicina cubana após o triunfo da Revolução, com momentos marcantes como o envio da primeira brigada à Argélia, em 1963, e a criação, em 2005, do Contingente Henry Reeve.
A também diretora do Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex), destacou o trabalho realizado por duas brigadas daquele contingente nas cidades italianas de Crema e Turim em 2020, durante os momentos mais críticos da pandemia de Covid-19. Essa iniciativa hoje tem continuidade, com a chegada em dezembro de 2022 à Calábria dos colaboradores cubanos da saúde, “cujo trabalho é motivo de orgulho para sua Pátria e sua Revolução”.
“A população calabresa exigiu a nossa ajuda e aqui estão os nossos médicos, porque é uma forma de agradecer a este povo que sempre foi solidário com Cuba”, disse a legisladora, e deu o exemplo do apoio recebido da ANAIC desde 1961.
Ao final do ato, o prefeito de Polistena anunciou a recente aprovação pelo Conselho Municipal daquela comuna, de uma resolução condenando o criminoso bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba, e a entregou à deputada, assim como à embaixadora daquela nação na Itália.
mem/ort/cm