Segundo Cubainformación, o contêiner foi preparado em Torrejón de Ardoz, nos arredores de Madri, com materiais avaliados em 100.000 euros, para aliviar os efeitos do furacão Ian em mais de 70 escolas de Pinar del Río.
É constituído por mobiliário escolar e material educativo, a par de outras doações diversas de material sanitário, obtidas através de diversas ações e campanhas solidárias em vários territórios espanhóis.
A fonte indicou que a carga faz parte da campanha do MESC, gerida com o apoio da Embaixada de Cuba na Espanha e que sairá do porto de Bilbau nos próximos dias.
Foi coordenado por diferentes associações, como a Hispano-Cubana de Málaga, Euskadi-Cuba, MediCuba Espanha, Entrepueblos de Múrcia, Ernesto Guevara de Torrejón de Ardoz e a Associação Valenciana de Amizade com Cuba José Martí.
A ação serve ao mesmo tempo como uma denúncia política que exige o fim do bloqueio dos Estados Unidos, que, enfatizou o MESC, constitui uma violação dos direitos humanos de todo o povo cubano e é o principal obstáculo ao desenvolvimento do país.
O MESC prevê nas próximas semanas um próximo carregamento das Ilhas Canárias com colchões e telhados para reparos domésticos, com apoio financeiro, neste caso, do Cabildo de Gran Canarias.
Cubainformación lembrou que o furacão Ian afetou principalmente as províncias de Pinar del Río, Havana e Artemisa, causando sérios danos a instalações agrícolas, produtivas e energéticas e a infraestruturas como residências e centros de saúde e educação, entre outros.
lam/ft/cm