Fundada em 1987, a instituição conta atualmente com o trabalho de seus 170 trabalhadores filiados à Associação Nacional de Inovadores e Racionalizadores (ANIR) para dar vida aos equipamentos técnicos de hospitais e centros assistenciais que diariamente recebem milhares de pessoas das províncias de Camagüey, Las Tunas e Ciego de Ávila.
Recentemente, as empresas suíças de equipamentos médicos IMT Medical AG e Acutronic Medical System AG encerraram acordos com Cuba.
“Assim, contornamos grande parte dos obstáculos com inovações em equipamentos médicos e reposição de peças, tudo muito difícil de adquirir devido à política dos Estados Unidos em relação a Cuba”, disse à Prensa Latina Ricardo Domínguez, vice-diretor interino do Centro.
Entre os principais trabalhos dos aniristas destacam-se a recuperação de monitores multiparâmetros, adaptação e modificação de protetores de linha trifásica para compressores, próteses especiais, resistências para autoclaves, recuperação de pés dinâmicos e compressores e cabines de biossegurança; efeito econômico de mais de 960 mil pesos em moeda nacional somente em 2022.
“Precisamente a remuneração desses integrantes da ANIR também é um dos pilares da motivação para o trabalho, além da contribuição para a saúde da população cubana”, afirma o próprio Domínguez, 33 anos, formado em Eletromedicina.
Entre as instituições que mais se beneficiaram neste território com a terceira cidade mais populosa de Cuba, está o Hospital Pediátrico Eduardo Agramonte Piña, com a instalação de uma estação de purificação de água que permitiu o melhor abastecimento e qualidade dos insumos para as crianças na instituição.
Um total de 16 mulheres, quatro delas especialistas, trabalham no Centro de Engenharia, que conta com profissionais entre 30 e 77 anos, que no seu dia a dia se dedicam à manutenção e reparos de equipamentos de alta tecnologia, cujas peças e acesso a as peças sobressalentes praticamente não têm acesso devido aos impedimentos de Cuba.
Neste 2023, a recuperação do equipamento autocalve Tuttnauer 90 L, cujo efeito econômico supera os 520 mil pesos em moeda nacional, marca o início do trimestre de um grupo que tem a firme intenção de aumentar seus benefícios e estendê-lo aos centros dos municípios como Flórida, Nuevitas e Guaimaro.
Garantir ao sistema nacional de saúde cubano a tecnologia médica necessária para prestar serviços médicos seguros e garantir o processo de seleção, programação, aquisição e manutenção de equipamentos de saúde são as premissas fundamentais do Centro de Engenharia Clínica, em sua luta diária para tornar a vida mais saudável para os cubanos.
mem/fam/hb