A vice-presidente da empresa cubana de promoção cultural Artex, Tania Cardó, informou que nesta quinta-feira acontecerá o concurso internacional Timbal e Congas no centro cultural El Sauce, no bairro de Miramar.
Desde terça-feira passada, o festival começou a esquentar Havana com competições internacionais de cassino, dança da conga, timba e rumba, assim como percussionistas e bateristas profissionais.
Este último acontece no Salón Rosado de la Tropical, com a participação do músico cubano Alain Pérez e do grupo africano The Drumming Wonder of Burundi.
Além desses palcos, outros locais incluem o Salón Rosado de la Tropical, o centro cultural BuleBar 66, assim como a praça ao ar livre de La Piragua no Malecón, segundo o presidente do festival, o músico cubano Gerardo Piloto.
Outra iniciativa é o projeto Rumba por los Barrios, que contará com a participação dos grupos cubanos Obini Batá e Chispa y los Cómplices, que se apresentarão nos municípios de Regla e Habana del Este amanhã e depois de amanhã, segundo os organizadores do evento.
Dedicada ao músico cubano Lázaro Ross, a Fiesta del Tambor também prestará homenagem ao artista José Luis Quintana, conhecido como Changuito, com um show que contará com a participação dos destacados percussionistas cubanos Enrique Plá, Samuel Formell, Ruly Herrera, Oliver Valdés, assim como Alexander Abreu e seu grupo Habana D’Primera.
mem/mml/bm